Publicidade

Medicamento Betadine: Informações gerais sobre o Medicamento

Betadine: Apresentação

Comprimidos 8 mg, 16 mg e 24 mg: embalagens com 30 e 60 comprimidos
USO ORAL
USO ADULTO

Betadine: Indicação

Para quê serve Betadine?

Betadine é indicado para:
- tratamento da Síndrome de Ménière caracterizada pela tríade de sintomas vertigem (com náuseas e vômito), perda de audição e zumbido.

- tratamento sintomático da tontura de origem vestibular.

Betadine: Contra-indicação

Quando não devo usar este medicamento?

Hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula.

Betadine: Efeitos colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Sistema imunológico: reação de hipersensibilidade (por exemplo: reação anafilática)
Sistema gastrintestinal: em alguns casos foram observadas queixas gástricas leves. Estes efeitos podem ser controlados administrando-se o medicamento durante as refeições ou reduzindo as doses. Pele ou tecidos subcutâneos: foram observados casos raros de reação cutânea, tais como: edema angioneurótico, rash cutâneo, prurido e urticária.

Betadine: Posologia (Dose)

Como usar Betadine?

Os comprimidos de Betadine são brancos, circulares e biconvexos. Betadine deve ser administrado por via oral (boca). Betadine não é recomendado para menores de 18 anos. As doses recomendadas de Betadine para adultos variam de 24-48 mg por dia, divididos em duas ou três tomadas. A dosagem deve ser individualmente adaptada de acordo com a resposta terapêutica. A melhora, algumas vezes, só pode ser observada após algumas semanas de tratamento. Em alguns casos os melhores resultados são obtidos após alguns meses. Existem evidências de que o tratamento realizado desde o início da doença previne a sua progressão e/ou perda de audição em fases avançadas da doença.

Betadine: Superdose

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Há poucos casos de superdosagem. Alguns pacientes apresentaram sintomas moderados com doses de até 640 mg, como náusea, sonolência e dor abdominal. Complicações mais sérias (por exemplo, convulsão e complicações cardíacas e pulmonares) foram observadas em casos de superdosagem intencional, especialmente em combinação com outros medicamentos administrados em superdosagem. O tratamento da superdosagem deve incluir medidas convencionais de suporte.

Betadine: Advertências e Precauções de Utilização

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Portadores de feocromocitoma e pacientes com asma brônquica precisam ser cuidadosamente monitorados durante a terapia. São recomendados cuidados especiais no tratamento de pacientes com história de úlcera péptica. Os comprimidos de Betadine devem ser utilizados por via oral. O uso por qualquer outra via de administração pode apresentar riscos a sua saúde. Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Gravidez e amamentação
Não há dados suficientes sobre o uso da betaistina durante a gravidez que permitam avaliar possíveis efeitos deletérios. Não há evidências de efeitos prejudiciais em testes com animais. Não há informações sobre a passagem de betaistina ao leite materno. Não há estudos em animais sobre a excreção de betaistina no leite. Antes de iniciar o tratamento com betaistina, recomenda-se avaliar os possíveis benefícios do tratamento com betaistina em mulheres amamentando e os possíveis riscos à criança. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres
grávidas sem orientação médica.

Uso em idosos
Não existem cuidados específicos para pacientes idosos. Uso em crianças e adolescentes Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos devido a informações sobre segurança e eficácia insuficientes.

Efeitos na habilidade de dirigir ou operar máquinas
Betadine não altera ou apresenta efeitos mínimos na habilidade de dirigir ou operar máquinas.

Betadine: Composição

Cada comprimido de Betadine 8 mg contém:
dicloridrato de betaistina ................................................ 8 mg
Excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose monoidratada e povidona.

Cada comprimido de Betadine 16 mg contém:
dicloridrato de betaistina .............................................. 16 mg
Excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose monoidratada e povidona.

Cada comprimido de Betadine 24 mg contém:
dicloridrato de betaistina .............................................. 24 mg
Excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose monoidratada e povidona.

Betadine: Laboratório

Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.

Via Dutra, km 222,2
Guarulhos - SP
CNPJ 60.659.463/0001-91
Indústria Brasileira